Do Pignoletto ao Timorasso, do Lagrein ao Nasco: uma seleção de descobertas feitas no I Love Italian Wines mostra por que o país ainda tem muito mais a oferecer do que Barolo, Brunello e Amarone
Quando se fala em vinho italiano, é fácil começar pelos nomes que já conhecemos: Barolo, Barbaresco, Brunello di Montalcino, Amarone, Chianti.
E eles estavam todos lá.
Mas, depois de algumas horas diante de centenas de garrafas no I Love Italian Wines, fiquei pensando que talvez a melhor maneira de conhecer a Itália do vinho seja justamente esquecer, por um momento, aquilo que já sabemos sobre ela.
Porque existe uma Itália de pequenas vinícolas, castas quase desconhecidas por aqui e denominações que são clássicas em seu país de origem, mas ainda precisam ser apresentadas ao consumidor brasileiro.
Foi essa Itália que me interessou particularmente na edição deste ano do I Love Italian Wines.
Você conhece os grandes vinhos italianos. Mas conhece esta Itália?
Entre Pignoletto, Timorasso, Lagrein e Nasco, o I Love Italian Wines revelou uma Itália de pequenos produtores, castas pouco conhecidas e vinhos que ainda procuram seu lugar no Brasil
Qualquer amante de vinhos conhece, pelo menos de ouvir falar, os grandes clássicos italianos. Barolo, Barbaresco, Brunello di Montalcino, Amarone, Chianti… Todos tintos. Muitos ótimos. Mas se limitar a esse pequeno universo no país com o maior número de variedades de uvas autóctones e que produz vinho, literalmente, em todos os lugares, sempre pareceu a essa enocuriosa que vos escreve um grande desperdício. Foi com esse espírito desbravador que me dirigi ao I Love Italian Wines na semana passada.
O I Love Italian Wines é um roadshow anualmente promovido pela ICE – Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas. Esse ano se expandiu, passando por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e, pela primeira vez, Curitiba. Eu fui à edição paulista, que abriu com uma masterclass que parece ter sido desenhada sob medida para mim: Descobertas e raridades: novos produtores e donominações inéditas..
Após a masterclass, um giro pelo salão, que reuniu cerca de 60 expositores e aproximadamente 600 rótulos, me deu novas oportunidades para explorar essa Itália que costuma ficar escondida atrás de seus grandes nomes. De fato, foram justamente os vinhos que eu conhecia menos que ficaram na memória com mais força.
Começando pelo Pignoletto
O primeiro vinho da masterclass, escolhido pelo experiente Jorge Lucki, já mostrou que teríamos uma tarde das mais interessantes. O Ribelle Pignoletto Brut, da Cantina Messori, é produzido com a uva branca Pignoletto, típica da região de Modena na Emilia-Romagna, onde é muito popular, mas virtualmente desconhecida pelos brasileiros. Como nada nunca é simples quando falamos em variedades de uvas, a Pignoletto também é conhecida como Grechetto Gentile, embora não tenha nenhum parentesco com a famosa Grechetto da Umbria.
O vinho foi apresentado num português impecável por Elena Messori, representante da nova geração e quem decidiu começar a vinificar as uvas que a família produzia há anos . Trata-se de um espumante elaborado pelo método Charmat, com intenso aroma de brioches e amendoados. Mais tarde, no walk around, conheci também seu perfumadíssimo Lambrusco Reggiano DOC. De qualidade indescritivelmente superior ao mar de Lambruscos IGT baratex que nos inunda, esse é elaborado 100% com a uva Lambrusco Salamino (que leva esse nome, dizem, pois o formato de seus cachos lembra salaminos – os salames artesanais). Escuro, denso, com acidez que equilibra seu dulçor tornando-o quase impereptível e ótimo para acompanhar refeições. Para completar, Elena me mostrou um pet-nat 100% Lambrusco Grasparossa. Esse ainda mais escuro, intenso e seco, perfeito para gastronomia.
Uma boa notícia para quem não puder esperar algum importador nos trazer os vinhos da Messori é que temos ótimos exemplares desses Lambrusco “de verdade” no portfolio da importadora Decanter.
O Piemonte que não termina no Barolo
No Piemonte, os Barolos e Barbarescos estavam, naturalmente, onde deveriam estar. Embora estive determinada a provar apenas uvas pouco conhecidas, confesso que não resisti ao ver a mesa da Cantina Taverna vazia. Afinal, Barbarescos sempre têm lugar garantido no meu coração e na minha taça. Mas a surpresa ficou por conta do Langhe Rosato.
Ao falar sobre a diversidade e qualidade dos vinhos sendo apresentados no road show, Lucki havia comentado sobre um vinho de produção limitadíssima – 900 garrafas – que o havia surpreendido tanto em qualidade quanto por ter sido trazido para a mostra. Fiquei curiosa, claro, mas não tinha esperaça de encontrar essa jóia em meio aos 600 rótulos sendo apresentador no salão. Dei sorte!
A Cantina Taverna é minúscula. Fica em Neive, região piemontesa especialista em Barbaresco, e produz cerca de 10 mil garrafas por ano. Todos os vinhos me pareceram deliciosos, mas esse rosé estava delicioso: corpo cremoso e intensos aromas de frutas vermelhas. 60% Nebbiolo e 40% Pinot Noir. Perfeito equilibrio de secura e frescura que, claro, não vem barato: cerca de 30 euros lá. Espero que tenha econtrado o importador que buscava.
Meu primeiro Timorasso
A próxima parada da minha listinha era a mesa da importadora Cecconello. Ao apresentar o segundo vinho da masterclass como seu “xodozinho” – o PETITE ARVINE CHATEL ARGENT 2024, da vinícola familiar Grosjean – Jorge Lucki também comentou sobre um outro vinho do portfólio, de uva Fumin, que estaria sendo apresentado no salão e que valia a pena conhecer. A Petite Arvine não é uma variedade italiana. Nasceu na Suiça. Mas cruzou os alpes se adaptou muito bem no montanho Valle d’Aosta. O Chatel Argent vem de uma área alta e fria mas num vinhedo totalmente face sul, muito exposto ao sol. O vinho tem notas acentuadas de frutas bem maduras, com destaque para toranja, e um final realmente longo.
E o vinho de Fumin? Confesso que me perdi no stand da Cecconello. Apesar de estar mais concorrido do que eu costumo encarar nesses eventos, valia a pena cada minuto. E o climax foi provar ali meu primeiro Timorasso. Desde que produzi o epsódio do podcast sobre os vinhos brancos do Piemonte (ouça aqui) fiquei obsecada por essa uva. Nunca tinha encontrado no Brasil, e esse ano, durante as férias, comprei uma garrafa para trazer. Mas ainda não tinha provado!
A variedade branca do Piemonte foi quase esquecida. Ganhou importância sobretudo na região de Tortona e hoje é uma das uvas italianas que despertam interesse justamente por sua capacidade de produzir brancos com estrutura e potencial de envelhecimento. A Wine Enthusiast chegou a chamar de “Barolo branco”. Agora que já provei, terei mais serenidade para esperar minha garrafa envelhecer!
Bem-vindos à Knolseisenland
E então chegamos ao Alto Adige.
Eu costumo brincar que o Alto Adige é a Knolseisenland, a “terra dos Knolseisen”, porque é de lá que vem a família do meu marido – e origem do meu sobrenome. Há algum tempo tenho estado de olho no brancos feitos por aqui, especialmente de Pinot Grigio no estilo ramato (cobre ou laranja), mas os tintos da autóctone Lagrain têm ganhado espaço na minha adega. E não só na minha.
Provei Lagrain pela primeira vez durante uma viagem pela região. Não foi uma boa experiência. Ano passado, no road show da Gambero Rosso, me deparei novamente com um exemplar e a experiência dessa vez foi ótima. Agora de novo!
A Lagrein é considerada geneticamente “prima” da Syrah e “neta” da Pinot Noir. A literatura fala em “excessivamente tânica” essa não é minha experiência – que, admito, não é das mais vastas. O vinho que eu havia provado na Gambero Rosso (da Cantina Kurtatsch) me pareceu um tinto leve e elegante. Assim como o da Cantina Terlan que provei no I Love Italiana Wines.
A Cantina Terlan é uma cooperativa e, segundo Jancis Robinson produz vinhos brancos impressionantes. Me parece que Jancis não é muito fã de Lagrein, mas preciso concordar com ela sobre os brancos, especialmente o Pinot Grigio. Ok, não é uma variedade diferontona – pelo contrário, rios de Pinot Grigio chegam por aqui – mas com essa qualidade x preço vale o destaque por aqui.
Sardenha: guarde este nome, Nasco
Outros – no plural mesmo – grandes aprendizados vieram da Sardenha. Como não poderia deixar de ser, um belo Vermentino di Sardegna foi devidamente provado e aprovado. Também um Monica di Sardegna – da uva Monica.
Mas o que me surpreendeu mesmo foi um varietal de uva Nasco. Oi?? Apesar de eu nunca ter ouvido falar nessa uva, ela não é uma completa desconhecida. Consta no Oxford Companion of Wine, mas assim “Nasco, antiga videira de bagas brancas que produz vinhos brancos macios em menos de 100 hectares ao redor de Cagliari, na Sardenha.” – acho que não dá pra dizer que se saiba muito sobre ela…
O nome Nasco vem da palavra sarda antiga nascu, que se traduz literalmente como “almíscar” ou “perfume de musgo”. O nome foi dado porque a uva madura possui um bouquet aromático intensamente perfumado e supostamente inconfundível. Acredita-se que tenha chegado à Sardenha trazida pelos fenícios.
Decididamente: me parec perfeitamente possível passar a vida inteira estudando vinhos italianos!
E a Sicília terminou em Pantelleria
Esse texto já está muito longo e meu rolê pelo evento tinha que terminar com chave de ouro. Escolhi o Ben Ryé para fechar – minha noite lá e meu artigo aqui.
O Filho do Vento (tradução do árabe ben ryé) é um passito de Pantelleria premiadíssimo. Um dos vinhos brancos italianos mais prestigiados. Conheci na visita que fiz à vinícola Donnafugata no Etna, embora esse vinho especificamente venha de bem longe de lá, da ilha (da ilha) de Pantelleria, onde as videiras precisam ser enterradas para se proteger do vento. Contei mais sobre ele aqui.
Uma preciosidade deliciosa com notas de mel e amêndoas.
A Itália que ainda falta chegar
Talvez essa seja a parte mais interessante do I Love Italian Wines.
A Itália não precisa convencer o brasileiro de que sabe fazer vinho. Barolo, Brunello, Amarone e Chianti já fizeram esse trabalho há muito tempo.
O que ainda existe para fazer é mostrar a dimensão daquilo que está por trás desses nomes.
A ICE, responsável pelo projeto, trabalha justamente nessa aproximação comercial. O roadshow passou por quatro cidades brasileiras e reuniu produtores de diferentes regiões, incluindo vinícolas que ainda não estão presentes no país. Para algumas delas, a participação é também uma oportunidade de encontrar importadores brasileiros.
Na abertura da etapa de Curitiba, que encerrou o circuito, Milena Del Grosso, diretora para o Brasil da ICE, destacou que levar iniciativas desse tipo a diferentes cidades faz parte do esforço de ampliar a presença das empresas italianas no país.
E talvez seja esse o maior interesse do projeto para quem está do lado de cá da taça.
Não apenas encontrar mais um Barolo.
Mas descobrir que existe uma pequena vinícola no Piemonte fazendo 600 garrafas de um Rosato de Nebbiolo.
Que uma jovem produtora da Emilia-Romagna está tentando levar seu Pignoletto para o Brasil.
Que o Lambrusco pode ser muito diferente daquele que ficou gravado na memória de uma geração de consumidores brasileiros.
Que existe uma uva chamada Nasco na Sardenha.
Que o Lagrein merece ser conhecido.
E que, em algum lugar do Piemonte, da Campânia, da Emilia-Romagna, da Sardenha ou do Alto Adige, provavelmente existe outra garrafa que ainda não conhecemos.
A Itália tem uma vantagem formidável: quando achamos que já conhecemos seus vinhos, basta olhar um pouco mais de perto.
