Os vinhos da Bourgogne que você ainda não conhece – mas deveria

No comments exist

Duas masterclasses e um super almoço harmonizado (com vinhos da Bourgogne, claro!) marcaram a “chegada” da campanha borgonhesa Take a closer look ao Brasil ontem. A ação, batizada de Take a closer look (algo que traduz como: olhe de novo, de perto, com carinho e cuidado”) visa aproximar os consumidores brasileiros da icônica região. É um convite a conhecer os vinhos e apelações que a gente ainda não conhece, mas deveria.

E parte (importante) da meta da campanha é que a gente passe a nos referir à região por seu nome nativo: Bourgogne – e não Borgonha ou Burgundy. Acho mais que justo, especialmente porque ninguém por aqui diz Bordô, certo?

Os vinhos mais caros do mundo

Alexandra Corvo ministrou masterclass sobre Chablis

A fama da Bourgogne de elitista e cara , embora real – 9 dos 10 vinhos mais caros do mundo em 2024 eram borgonheses, segundo o wine-searcher – não reflete diversidade da produção local, já que os famosos e cobiçados Grand Crus não chegam a 3% da produção total. E esse é justamente o foco da camapanha, que deve se estender por 3 anos segundo me explicou Cecile Mathiaud, da BIVB (Bureau Interprofessionnel des Vins de Bourgogne).

Take a closer look nos convida a conhecer a Bourgogne para além dos nomes famosos – aqueles com os quais todo enófilo sonha e fala e ouve falar mas que pouca gente chega e provar de fato. E que forma mais eficaz de convidar-nos a “dar uma olhada mais de perto” na região do que a educação? Pela amostra que tivemos, com as masterclasses ministradas pelo especialista em Bourgogne Paulo Brammer e a especialista em Chablis, Alexandra Corvo, o Bureau está apontando na direção certa! (mais sobre a programação abaixo).

Contabilizando as duas masterclasses, o “crémantbreak” (o bom e velho coffee break, mas regado a crémant de Bourgogne!) e o almoço, foram 13 rótulos provados – todos já disponíveis no Brasil.

Olho no futuro e mercados estratégicos

Anne Moreau, representante da sexta geração do Domaine Louis Moreau, em Chablis, e atual presidente da Comissão de Comunicação do BIVB, destaca também a afinidade do estilo de vinho produzido na Bourgogne – elegante, leve e delicado – com as novas demandas dos mercados, especialmente millenials e Gen X. A educação das novas gerações tem sido uma grande aposta de produtores em todo o mundo, face a crescente queda no consumo.

E o Brasil?

A decisão de apostar no Brasil pode até surpreeender à primeira vista, mas se baseou em números do Bureau que mostram que  em 2024 as vendas para cá bateram recordes, com crescimento de 17,5% em volume e 21,8% em valor em relação a 2023, totalizando € 8,5 milhões em vendas.

O protagonismo ds vinhos brancos, possivelmente associado ao clima quente, também impressiona: representam hoje 74,3% de todos os vinhos AOC brancos franceses exportados para o Brasil. Desses, o destaque fica para Chablis e Petit Chablis, que cresceram mais de 70% em volume e 75% em valor.

Embora o Brasil represente menos de 1% das exportações totais da Bourgogne, somos de longe o principal destino dos vinhos da região na América do Sul, concentrando 89% do volume e 79% da receita no continente. Além do Brasil, a campanha também focou os mercados de Austrália e Coréia.

Sobre a campanha Take a Closer Look: eventos em São Paulo e Rio de Janeiro

Anne Moreau, do Domaine Louis Moreau e atual presidente da Comissão de Comunicação do BIVB e Fernanda Fonseca

O Bureau Interprofessionnel des Vins de Bourgogne (BIVB) anuncia o lançamento oficial de sua campanha de promoção 2025 no Brasil, com sete eventos exclusivos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, voltados à imprensa, profissionais do setor e formadores de opinião.

Take a Closer Look, a campanha de 2025 conta com uma série de eventos exclusivos voltados para profissionais do setor, incluindo sommeliers, jornalistas, influenciadores e outros membros-chave do mercado. Dois workshops presenciais sobre vinhos de Bourgogne acontecerão nos dias 11 de junho no Rio de Janeiro e 12 de junho em São Paulo. Um workshop dedicado aos vinhos de Chablis será realizado em São Paulo no dia 26 de junho. Para ampliar o acesso em todo o país, a campanha também contará com dois webinars: um focado em vinhos de Bourgogne no dia 23 de julho e outro dedicado aos vinhos de Chablis no dia 4 de setembro. Todos os eventos serão conduzidos por Paulo Brammer e Alexandra Corvo, embaixadores oficiais dos vinhos de Bourgogne no Brasil.

Mais do que uma celebração do vinho, a campanha 2025 é um convite ao diálogo cultural, à valorização do terroir e à construção de uma relação duradoura com o público brasileiro.

Para se manter atualizado sobre tudo que está rolando na Bourgogne acesse o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *