SV#40 – Entre Vilas: Vinho e Muito Mais na Mantiqueira

No comments exist

Foto: Webysther NunesObra do próprio, CC BY-SA 4.0, >>

Que tal experimentar um fim de semana de vinhos e aventura ? A dica é a pequena São Bento do Sapucaí, a 200km de São Paulo. Eu fui buscando os vinhos e descobri um projeto muito legal – a Entre Vilas – que também tem azeite, pomar, mel, lúpulo e a aspiração de criar uma nova denominação de origem: a D.O. Mantiqueira! Vem comigo!

Perto de São Paulo

São menos de 200km. Daria até para fazer bate-e-volta, mas seria uma pena, já que há muitas atrações na região, para vários gostos, níveis de disposição física e apetite por adrenalina. Para os mais cosmopolitas, a vizinha famosa, Campos do Jordão, também é excelente pedida e oferece estrutura turística mais robusta.

O que fazer: cardápio de atividades

O destaque na paisagem é o conjunto de rochas gnaissicas da Serra da Mantiqueira cujo ponto culminante é a Pedra do Baú (essa mais alta e pontuda na foto), acompanhada pelo Bauzinho e Ana Chata.
Para aventureiros hard core/raíz, há a escalada em rocha – qualquer uma das famosas “rochas” conta com vias de escalada já conquistadas e variáveis níveis de dificuldade. Menos técnica, a subida à famosa Pedra do Baú pode ser feita por praticamente qualquer pessoa pela via ferrata instalada (tipo essas escadinhas de ferro que se vê em caixas d’água). Quem contrata guia profissional pode optar por usar os equipamentos de segurança e se amarrar à escada, mas a molecada da região sobe há anos, até à noite, com o único cuidado extra de olhar bem onde pisa e onde se agarra. Aliás, uma dica de passeio bem “local” é fazer a subida numa noite de lua cheia e assistir o nascer do sol de lá de cima (a melhor época é o inverno e o frio é cruel!).
Os fãs da adrenalina contam ainda com rampas para a prática de asa delta e paraglide. Para os que procuram atividades menos assustadoras, a região oferece trilhas para caminhadas, cavalgadas e até pescaria.

Os vinhos e o sonho da D.O. Mantiqueira

Esse é um blog de vinhos e eu fui lá conferir o projeto Entre Vilas, do Rodrigo Veraldi, que encontrou um terroir (aliado a uma pirambeira tremenda) e desenvolveu técnicas para produzir uvas viníferas que rendem vinhos orgânicos (quase: a aplicação de fertilizantes não permite que o vinhedo seja certificado como orgânico, apesar de ser livre de agrotóxicos) e artesanais, preparados com a filosofia da mínima intervenção. O Rodrigo assessora outros produtores na região e há planos para a criação de uma denominação de origem: a D.O. Mantiqueira. Além das uvas também há produção de azeitonas, frutas vermelhas, amêndoas e até lúpulo (único no Brasil)! No programa eu conto os detalhes.
Essa face mais Professor Pardal e de desenvolvimentos é a Frutopia e conta com participação de pesquisadores da ESALQ.

Slow Food

Só falta um restaurante para o passeio ser completo ? Pois não falta! Ao melhor estilo slow food para saborear cada momento da sua “boa e altruísta ação” em prol da sustentabilidade, valorizando a produção orgânica (ou quase) e os micro e pequenos produtores da futura D.O. Mantiqueira. Só não deixe de reservar, pois o lugar está sempre lotado.

blanc

blanc

Confira no programa mais informações e histórias interessantes sobre o projeto. Detalhes para visitas e contatos nesta Taça  >>

blanc

Conheça sua personalidade MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) >>

Rodrigo aerando o Pinot Noir 2017 com incríveis 14% de álcool!

blanc

Créditos:

  • Sonho Meu, de Dona Ivone Lara, acompanhada por vários intérpretes

>

  • Na abertura você ouviu, como sempre, Jane Monheit e Michael Bubblet: I won´t dance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *