SV#106: Putrescina, cadaverina e outras aminas do vinho

8 comments

Putrescina ? Ela está no seu vinho sim e é a culpada, juntamente com outras aminas, pela famosa dor de cabeça erronameamente atribuída aos sulfitos.

Essa é a conclusão do estudo feito por Sophie Parker-Thomson, MW para obtenção do título de Master of Wine após pesquisar 100 amostras comerciais de vinnhos Sauvignon Blanc.

A quantidade de aminas biogências, como a putrescina, encontradas nos vinhos mostrou forte correlação com as técnicas empregadas, especialmente na utilização de sulfitos. A íntegra do estudo pode ser vista aqui >>

Toma um Allegra e tintim!

As reações relatadas por enófilos de dor de cabeça, vermelhidão, coceiras, vômitos – e que não estão associadas à ingestão excessiva de álcool – são condizentes com as reações pseudo alérgicas decorrentes da ingestão de aminas biogênicas em níveis tóxicos. Estudos não científicos baseados em comentários de usuários indicam que a ingestão de um antialérgico pode fazer maravilhas no combate a esses sintomas.

A resposta de Sophie a Jamie Goode

Acusada de tentar burocratizar ainda mais a indústria e tentar matar o movimento do vinho natural, a resposta de Sophie pode ser encontrada aqui >>

Apresentação sobre microorganismos na vinificação

Como eu comento no podcast, parte da inspiração e da informação para este e o próximo episódios veio desta apresentação do WSET >>.

Apoie o Simples Vinho

Já pensou em ser uma madrinha ou padrinho do podcast? Apoie!

Clique na figura e veja como você pode me ajudar a manter o podcast no ar.

8 Comments on “SV#106: Putrescina, cadaverina e outras aminas do vinho

  1. Gostei do podcast Fabiana, técnico, esclarecedor e que surpreende fazendo-nos a pensar realmente sobre os tão difamados sulfitos! Adorei a resposta final da Sophie! Grato pela partilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *