SV#109: Por dentro do maior concurso de vinhos do mundo

2 comments

Concursos de vinhos provocam sentimentos controversos. Parece medalha demais pra pouco vinho. Neste episódio, um mergulho no maior concurso de vinhos do mundo.

Vinho brasileiro ganha medalha de ouro em concurso

Este episódio foi motivado pela recente medalha de ouro conquistada por um vinho brasileiro de menos de 50 reais num concurso internacional.

O vinho – o Zanotto Sangiovese 2018, da Vinícola Campestre (a mesma que produz o Pérgola – vinho nacional mais vendido no país em 2020) – conquistou a medalha de ouro no maior concurso de vinhos do mundo.

Confira todas as medalhas arrebatas pelos vinhos brasileiros aqui.

O concurso

O Decanter World WIne Awards é o maior concurso de vinhos do mundo. Neste ano a competição contou com 18.094 vinhos provados de 56 países. Ao longo de 15 dias consecutivos em junho, quase 170 juízes especialistas em vinhos, incluindo 44 Masters of Wine e 11 Master Sommeliers, distribuiu 14,803 medalhas sendo 50 Best in Show, 179 Platinum, 635 Gold, 5.607 Silver e 8.332 Bronze.

Pode parecer uma enxurrada de medalhas – e é mesmo. Por isso achei interessante compartilhar as regras e critérios para essa distribuição.

O resumo foi feito pelo colega Eduardo Araújo e pode ser consultado na íntegra aqui. Eduardo também participou no áudio expicando sobre a “promoção” de medalhas.

Eduardo Araujo

Sommelier pelo SENAC-SC (2007), Certified Sommelier pela Court of Master Sommeliers e WSET-3. Sócio do The Wine Pub, Colunista do Imagem da Ilha, já visitou 16 países e suas regiões produtoras, incluindo um estágio produzindo vinhos na Borgonha. Em 2017 foi eleito o Melhor Sommelier do Brasil pra Vinhos de Portugal.

Fique de olho: degustação com Gaspar Desurmont e seus vinhos com madeira brasileira programada pra dia 25/08.  Entre em contato para adquirir os vinhos.

2 Comments on “SV#109: Por dentro do maior concurso de vinhos do mundo

  1. Grato pelo podcast Fabiana.
    Bem curtinho, informativo e de interessante tema, porque invariavelmente o simples enófilo, como eu, fica de orelha em pé quando prova esses vinhos cheios de medalhas…sempre fica a pergunta de onde elas vêm e como são ganhas.
    Valeu!

    1. Esse concurso é super sério mas, ao desconhecer as regras, algumas pessoas podem ter expectativas equivocadas sobre os vinhos medalhados. É sempre bom saber como elas são distribuídas. Saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *