SV#77 – Julgamento de Paris personagens: Mike Grgich

No comments exist
Foto: Napavalley.wine
Foto: Napavalley.wine

Neste episódio da série sobre o Julgamento de Paris conhecemos Mike Grgich (originalmente Miljenco Grgich) – o croata responsável pela elaboração do vinho branco melhor pontuado na famosa degustação às cegas: o Chateau Montelena 1973. Tintim!

 

Mike Grgich é uma lenda no mundo do vinho. É conhecido pelo Chardonnay melhor pontuado no famoso Julgamento de Paris – a degustação às cegas que virou de cabeça para baixo o mundo do vinho em 1976 (conheça essa história aqui >>).

Ouça o podcast para conhecer a (heróica!) trajetória desse croata, caçula de 11 irmãos, que atravessou a Ioguslávia comunista, foi refugiado ilegal na Alemanha Oriental, imigrou para o Canadá e finalmente chegou ao Napa Valley para fazer história.

Alguns teasers sobre o que você vai encontrar neste episódio:

  • A origem da famosa boina, marca registrada de Grgich, foi mais questão financeira que modismo (hoje a boina, a mala de papelão e os 15 livros de vinificação que ele trouxe da Croácia estão no Museu Nacional de História Americana do Smithsonian).
  • A empreitada rumo à Califórnia, Mike contava apenas com $35, comprados no mercado negro e escondidos na sola do sapato
  • Ele teve que mudar seu verdadeiro nome – Miljenko – porque ninguém na América conseguia pronciá-lo.

Curiosidade

O julgamento de Paris não foi a primeira vez que um vinho de Grgich “bateu” um Grand Cru francês: o Chateau Montelena Chardonnay de 1972 – sua primeira safra na vinícola – já tinha sido um enorme sucesso: venceu várias competições de vinhos e “bateu” o Batard-Montrachet, branco 1972, em uma prova cega de 1975 em San Diego. A degustação de Paris foi no ano seguinte e a safra do Montelena também: 1973

  • Já na Califórnia, Mike atuou na Souverain Cellars, passou pelos Christian Brothers, depois com André Tchelistcheff na Beaulieu Vineyards, finalmente conseguiu a posição de enólogo na nova vinícola Robert Mondavi e, por fim, chegou ao Chateau Montelena.

Extra

Mike finalmente conseguiu realizar seu sonho de ter sua própría vinícola (essa parte da história ficou para um próximo podcast). Ele também abriu uma Vinícola em sua terra natal – a Grgic Vina – em 1996. Lá ele se dedica a cultivar e produzir variedades croatas nativas plavac mali (vermelho) e posip (branco) perto da cidade costeira do sul Trstenik. Ele também vende esses vinhos em sua vinícola em Napa Valley..

Créditos e agradecimentos

  • Programa baseado no livro Judgement of Paris, George Tabber
  • Foto da capa e informações extra: Mary Orlin para o Mercury News >>
  • Obrigada aos apoiadores:

                                    

  • Ao longo do programa de hoje você ouviu No Roots, by Alice Merton
  • Na abertura, como sempre, tivemos Jane Monhit e Michael Bubblé com I won´t dance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *