SV#121: Os vinhos envelhecidos em jequitibá rosa da Vinhetica

No comments exist

Falamos dos vinhos com passagem por madeira brasileira sendo produzidos pela Vinhetica no SV#105 e ficamos curiosos para provar essa novidade. Foi uma espécie de confraria virtual e, quem perdeu, pode conferir agora nesse episódio.

Gaspar preparando os novos blends da Vinhetica

Vinhos provados

Vinhetica Sauvignon Blanc 2019

A maior parte do vinho foi fermentada em pipa de jequitibá rosa de 1250 litros. Parte foi fermentada em barrica de 225 litros de acácia. Todo o vinho permaneceu na respectiva barrica por 1 ano.

Vinhetica Pinot Noir 2020

O Pinot Noir 2021 tem uvas de duas origens: Vacaria e Serra do Sudeste. Fermentou e estagiou integralmente em jequitibá rosa. Seu engarrafamento atrasou em função das quebras na cadeia de produção que afetaram todos os setores da economia em 2021 – o que acabou postergando nossa degustação com duplo efeito educativo. O primeiro efeito foi poder vivenciar, na prática, as dificuldades dos pequenos produtores no Brasil; o segundo foi a explicação sobre o engarrafamento em atmosfera inerte de N2 que pode ser conferida no podcast.

Vinhetica Sauvignon Blanc 2021

O Sauvignon Blanc 2021 foi fermentado integralmente em pipa de jequitibá rosa de 1250 litros, onde vem estagiando desde então. Este vinho ainda não está disponível para o mercado. Uma pequena parte foi engarrafada manualmente, sem filtração ou adição de sulfitos, especialmente para os participantes da degustação.

Participações especiais no podcast

Para falar sobre os vinhos, convoquei alguns participantes da degustação. Agradeço imensamente os comentários de:

  • Marc Dollinger (@o.vinho.chegou)
  • Felipe Weber (@vinhomilgrau)
  • Gaspar Desurmont – enólogo e proprietário da Vinhetica
  • Alejandro Cardozo – melhor enólogo do Brasil segundo o Guia Descorchados 2021 – confira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *